Internet Segura

AVISOS DE SEGURANÇA

 

Existem softwares maliciosos que, após instalados, comprometem a segurança do computador, do smartphone e do utilizador. Estes softwares executam ações não autorizadas e têm a capacidade de manipular as páginas apresentadas ao utilizador. Por exemplo, podem modificar a homepage do activobank.pt, alterando a forma como são pedidos os códigos de acesso às contas.

 

Estas alteraçõeses têm como objetivo recolher informação de caráter pessoal e confidencial. Por isso, o ActivoBank aconselha a utilização de um antivírus e antispyware de confiança, tendo o cuidado de o manter permanentemente atualizado e ativo.

 

Sempre que detete alguma situação que lhe pareça suspeita ou necessite de esclarecimentos, por favor, contacte-nos através do telefone 210 030 700 (Atendimento personalizado: 2ª a 6ª feira das 8h às 22h ; Sábados das 10h às 20h ; Domingos e feriados das 12h às 20h) ou envie-nos um email para apoioaclientes@activobank.pt.


Recomendações para o acesso ao Portal do ActivoBank

 

Nunca aceda ao Portal do ActivoBank através de links. Digite sempre o endereçoo completo www.activobank.pt;

 

Não confie em qualquer mensagem de correio eletrónico, supostamente enviada pelo ActivoBank, solicitando elementos de carater pessoal e/ou confidencial, como por exemplo, Código Multicanal, Chave de Confirmação nº de telemóvel, etc. O ActivoBank nunca solicita este tipo de informação aos seus Clientes, por correio eletrónico ou por qualquer outro meio;

 

Sempre que aceder às suas contas bancárias, através do homebanking do ActivoBank, verifique que o endereço se inicia por https://www.activobank.pt/ e que, no final do endereço, se encontra um cadeado;

 

Em caso de dúvida, confirme a origem do Certificado Digital - efetuando o duplo clique sobre o cadeado - e verifique se corresponde, efetivamente, ao ActivoBank;

 

Não aceda a sites com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias, através de links. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na barra do browser;

 

Utilize sempre um código de utilizador alfanumérico (xpto1234) para que este não seja confundido com o código Multicanal. Periodicamente, altere o este Código na área "Configurar", menu "Perfil;

 

Defina Códigos de Acesso únicos (Código de Utilizador e Código Multicanal) para o homebanking do ActivoBank e não os utilize em outros sites;

 

No acesso a www.activobank.pt apenas lhe é solicitado a identificação do Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código Multicanal (que serão sempre os mesmos até que o login seja efetuado com sucesso), pelo que, tudo o que for solicitado para além do referido (ex: Código Multicanal completo, 4 dígitos do Código Multicanal, número de telemóvel) constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar o incidente para o telefone: 210 030 700;

 

Nunca forneça a terceiros os códigos de autorização recebidos por SMS;

 

Sempre que suspeite que os Códigos de Acesso ao ActivoBank (incluindo a Chave de Confirmação) possam estar comprometidos, não hesite em alterá-los ou pedir o seu bloqueio através do serviço telefónico.

 

 

App ActivoBank

 

Instale as aplicações (de acesso ao Banco) através dos locais oficiais (Apple Store e Play Store). Nunca o faça utilizando links que lhe sejam facultados por terceiros ou por correio eletrónico. Para mais informações aceda ao menu Mobile;

 

Defina um Código de Acesso Unico (PIN), constituído por 4 algarismos, para o acesso à App do ActivoBank e não o utilize noutras aplicações;

 

Não utilize um PIN óbvio (1234, 1111, ano de nascimento, código postal, etc) para o acesso à App do ActivoBank. Periodicamente, altere o seu PIN na área "Configurar", disponível pós login na App do ActivoBank;

 

Atingindo três falhas consecutivas de PIN, a App do ActivoBank só pode ser desbloqueada através da introduçãoo de um código PUK, o qual está disponÌvel para consulta em www.activobank.pt, pós login, menu "Configurar", área "perfil" Consultar PUK APP;

 

O Código Multicanal é solicitado no momento do registo e na confirmação de transações na App ActivoBank. Apenas, são solicitados três digitos aleatórios, pelo que, tudo o que for pedido para além do referido (ex: Código Multicanal completo, 4 dígitos do Código Multicanal, número de telemóvel) constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar o incidente para o telefone: 210 030 700.

 

 

Mobile Web

 

Nunca aceda ao serviço web do ActivoBank através de links. Digite sempre o endereço completo https://m.activobank.pt;

 

Sempre que aceder às suas contas bancárias via Mobile Web, confirme que o endereço é m.activobank.pt e que contém um cadeado fechado;

 

No acesso ao Mobile Web, em m.activobank.pt, é solicitado o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código Multicanal, pelo que, tudo o que for pedido para além do referido (ex: Código Multicanal completo, 4 dígitos do Código Multicanal, número de telemóvel) constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar o incidente para o telefone: 210 030 700.

 

As operações realizadas neste ambiente são confirmadas com um Código de Autorização, obtido via SMS, pelo que, nunca forneça a terceiros os códigos de autorização recebidos por SMS.

 

 

Notas Gerais

 

O ActivoBank não envia mensagens de correio eletrónico ou SMS com links e nunca solicita elementos de carácter pessoal e/ou confidencial aos seus Clientes;

 

Nunca faculte a terceiros os Códigos de Autorização recebidos via SMS, leia atentamente todo o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização, os quais identificam os dados da operação que registou;

 

Os Códigos de Acesso ao ActivoBank são pessoais e intransmissÌveis pelo que, sempre que suspeite que estes possam estar comprometidos, não hesite em alterá-los ou pedir o seu bloqueio através do serviço de atendimento telefónico (210 030 700);

 

Por questões de segurança, os canais Mobile do ActivoBank incluem tempos limite de sesão e cessam automaticamente se estiverem inativos após um perÌodo de tempo;

 

 

Sempre que tenha dúvidas ou necessite de esclarecimentos adicionais, por favor, contacte-nos através do email: apoioaclientes@activobank.pt ou, em alternativa, por telefone, através do telefone: 210 030 700.